sábado, 11 de setembro de 2010

OLHAR O PASSADO PARA PLANEJAR O FUTURO

Como ser humano, aprendemos que os erros são lições para evitar as decisões desastrosas no futuro. O gerente tem que agir assim. E vou mais além. O gerente que possui controle estatístico das atividades terá uma grande arma na mão para tomar decisões. E muitas serão acertadas.

Hoje vivemos em mundo que a informação é valiosa.

Planilhas eletrônicas, gráficos, etc., ajudarão no gerenciamento e na tomada de decisão.

Jamais deve ser abandonado controle de quantidades de tempo, quantidade consumida ou adquirida, etc.

Citamos como exemplo a medição da quantidade de reclamações e apurar o motivo, o foco do problema. Ou comparar o desempenho mensal, bimestral, trimestral, etc. Ou comparar o desempenho da minha Empresa com o do concorrente.
Como isso pode ser aplicado em algumas áreas? Vejamos:

- RECURSOS HUMANOS: o gerente que atua na área sempre precisa calcular e projetar os gastos da Empresa com recursos humanos. Exemplo: gastos futuros com planos de saúde.

- ÁREA FINANCEIRA: analisar os números da Companhia e os processos de produção para tentar reverter o prejuízo ou melhorar os resultados.

- ÁREA DE PRODUÇÃO: aperfeiçoar os processos produtivos e avaliar a qualidade dos produtos. Exemplo: Medir a produtividade de uma máquina por hora.
Enfim, o gerente não pode abandonar os números, as planilhas eletrônicas, os gráficos, etc., porque o sucesso depende do acompanhamento constante.

Olhar o passado para prevê o futuro é uma tarefa do gerente. Dessa forma, o acompanhamento dos números é a chave para o sucesso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário