domingo, 20 de março de 2011

Pequenas despesas, grandes prejuízos

O controle da despesa nas Corporações não pode se limitar somente aos grandes gastos. Muitas vezes as pequenas despesas podem resultar em grandes prejuízos que corroem o orçamento de qualquer empresa.

A atenção tem que estar voltada às pequenas despesas constantemente por todos os gestores, haja vista que elas também são as vilãs no orçamento e isso é inegável.

Muitas vezes diversos especialistas em economia doméstica, em entrevistas em jornais, revistas, etc., recomendam uma atenção especial às pequenas despesas.
Por que em grandes corporações esse tema não é abordado como deveria? A resposta é simples: os gestores esquecem a importância do controle efetivo das pequenas despesas. Assim, a mesma preocupação que há no controle doméstico, deve ser estendida às grandes corporações.

Quais são as pequenas despesas que são esquecidas?

Podemos elencar inúmeras:

• Ligações telefônicas (para celulares, DDD, ligações a cobrar, tempo excessivo na duração das ligações para resolver problemas, etc.);

• Consumo de materiais de escritório (papel, tinta de impressora, impressões desnecessárias ou coloridas, cópias, etc.);

• Consumo de água e energia elétrica (vazamentos, lâmpadas acesas desnecessariamente, etc.);

• Cartão de crédito corporativo;

• Despesa de viagens (hospedagem, refeições, lavanderia, táxi, reembolso de quilometragem, pedágio, estacionamento, passagens aéreas, etc.)

Como podemos controlar as pequenas despesas? Seguem algumas sugestões:

• Ligações telefônicas: bloquear ligações para celulares, DDD ou ligações a cobrar; divulgar instruções para substituir ligações por e-mail; negociar melhores tarifas com as operadoras; se for necessário ligar, reunir todos os assuntos para que sejam tratados de uma única vez;

• Consumo de Materiais de Escritório: controle dos materiais; proibir impressões coloridas, orientar a impressão em frente e verso, controlar a quantidade de cópias, etc.;

• Despesa de viagens: definir regras de uso e controle é essencial; limitar e/ou definir preço máximo de reembolso; negociar os melhores preços com hotéis ou empresas aéreas.

Caro leitor, e em sua opinião, você concorda que as pequenas despesas podem ser grandes prejuízos? Relate a sua experiência.

Um comentário:

  1. Quando a cultura predominante é de gastar sem pensar, há um problema para aceitar a nova atitude, mas creio que é como uma equação física, que na primeira olhada parece muito difícil de resolver, mas se analisar direito, vai ver que é muito mais fácil do que imagina.

    ResponderExcluir