A grande maioria dos profissionais não está preparada para as mudanças no seu ambiente de trabalho. É inegável que a realidade atual no mundo corporativo é de extrema competitividade do mercado e as corporações estão se adaptando às mudanças da concorrência.
No entanto, e você? Como tem encarado a mudança no seu local de trabalho? Você está pronto ou tem resistido?
A mudança é caracterizada pela implantação de um novo processo que terá reflexos no nosso local de trabalho em razão de algum procedimento interno ou externo.
Neste cenário, a flexibilidade é a melhor arma na adaptação à mudança. Jamais podemos fazer parte do time que resistirá, porque, mais cedo ou mais tarde, aqueles que resistem estarão fora do time.
Ou seja, mudança sem adaptação resulta em fracasso para a Empresa e, principalmente, para o profissional.
Por outro lado, o alinhamento do profissional às novas diretrizes resultará em uma mudança mais eficaz na corporação e todos observarão que ele está empenhado no novo processo.
Reconhecemos que os inimigos da mudança podem ser resumidos em dois pontos:
- Medo do desconhecido e
- Dificuldade de compreender os objetivos.
Para superar os dois pontos citados acima, é fundamental o envolvimento do profissional.
Portanto, não faça parte do time dos profissionais que consideram a mudança como um risco, em razão do alto grau de incertezas, gerando uma resistência explicita. Mas seja um aliado, defensor e praticante das mudanças.
Caro leitor, e na sua opinião, você está se adaptando às mudanças ou está resistindo? Relate a sua experiência.
Nenhum comentário:
Postar um comentário