A sua empresa está com faturamento lucrativo, mas parece que ainda falta alguma coisa? Isso acontece em muitos negócios que cresceram muito rápido e sem organização.
Muitos empresários enfrentam o seguinte quadro:
1. Não possui informações sobre a estrutura e a composição dos custos;
2. Há desperdício (matéria-prima e produção vão para o lixo);
3. O rendimento dos funcionários é baixo.
Neste cenário, e em busca de melhores resultados, a saída é: revisar todos os processos (da fabricação ao controle financeiro).
Ao revisar os processos algumas alternativas são importantes:
1. Padronizar e sistematizar as tarefas dos funcionários com o objetivo de aumentar a produtividade;
2. Os custos, os preços e as vendas de cada item ou produto devem ser acompanhados sempre;
3. A margem por produto deverá ser obtida por meio do rateio das despesas fixas. Ela poderá ser feita por diversos critérios: participação no faturamento, tempo de uso das máquinas, número de funcionários, etc.
Para combater o desperdício é fundamental acompanhar a produção e as vendas de cada item. Este acompanhamento poderá mostrar se o item que é produzido está acima da média de pedidos diários, semanais ou mensais. E a medida imediata é reduzir a produção e padronizar o processo.
Outro passo é acompanhar o lucro por produto. Lembramos que todos os produtos devem estar em uma planilha com todos os custos (valor da matéria prima ou da aquisição para serem revendidos) e o rateio das despesas fixas (aluguel e pagamento de funcionários).
*Baseado na reportagem da revista “Pequenas Empresas & Grandes Negócios” – no. 249 - Outubro, 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário