Em todos estes anos atuando em uma grande empresa, observei que muitos gerentes não conhecem as rotinas das suas áreas e diante de um problema optam por remendá-lo. E quantos funcionários não pensam a mesma coisa?
Não podemos remendar o problema, mas temos que resolvê-lo na fonte, no ninho.
Todo trabalho deve ser encarado como uma linha de produção. Não pode ocorrer uma falha em nenhuma etapa do processo. A maioria dos problemas nas empresas é o resultado de uma falha no processo.
Lembro-me de um colaborador que não conseguia realizar as suas tarefas. Eu não entendia o motivo e o acompanhei na execução. Nós dependíamos de um arquivo eletrônico transmitido pelo nosso fornecedor. O arquivo tinha que vir com todos os dados corretos. Contudo, o meu colaborador recebia o arquivo com vários erros e, ao invés, de comunicar o fornecedor sobre o erro, ele simplesmente corrigia por conta própria, atrasando a execução das demais atividades. O que eu aprendi, a etapa que gera o problema deve ser corrigida e nunca deve ser remendada como foi feita pelo meu colaborador.
Observem alguns passos importantes diante de um problema:
1º. Passo – Avalie todo o fluxo da rotina. Conhecer todo o processo do início ao fim é fundamental para solucioná-lo.
2º. Passo – Jamais tente contornar o problema com “soluções” que apenas mascaram e dificultam a rotina.
3º. Passo – Avalie as medidas necessárias para corrigir o problema. Se for necessário reorientar o colaborador, fornecedor, departamento ou outra área, isso deve ser feito o mais rápido possível.
4º. Passo – Encontre soluções com rapidez. Não deixe que o problema se arraste por muito tempo.
Se você for gerente ou chefe, lembre-se que a sua equipe deve estar sintonizada para solucionar o problema.
Lembre-se que quando surgi um problema, temos que encará-lo como uma grande oportunidade para mostrar que somos capazes de solucioná-lo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário