Imagine um empresário que ao abrir o seu negócio traçou uma moderna estratégia comercial e de marketing. Contudo, as contas não estão em dia. Neste cenário, muitos focam mais nas vendas e nos produtos, e não dão importância ao alicerce da Empresa: a gestão financeira.
Ignorar a gestão financeira é fatal. A péssima junção entre má gestão do capital de giro e crédito caro conduz as empresas a um só caminho: QUEBRA !
Assim, para fugir de financiamentos emergências, todo empresário tem que incluir no planejamento e nas projeções uma folga de caixa para o pagamento das contas.
Além disso, projete as receitas e despesas mês a mês do negócio. Todos os gastos têm que ser relacionados: pagamento de funcionários, aluguel, telefone, água, energia elétrica, pagamento de férias, décimo terceiro salário de funcionários, etc.
Outra arma que pode ser utilizada é o planejamento de cenários otimistas e pessimistas num período de 12 meses. E neste último cenário, é necessário desenhar o plano para injetar dinheiro sem recorrer aos bancos.
Os três itens que devem seguir o empresário podem ser resumidos assim:
1. Planejar;
2. Estabelecer objetivos claros;
3. Implantar a gestão financeira eficiente.
Portanto, para escapar de financiamentos emergenciais, faça a gestão financeira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário